Parceria que dá samba
Fernanda Veneu

Foto: Jaime Silva
Não demorou. E abalou. O Geração, grupo de jovens da Ação da Cidadania, do Rio, começa a dar seus frutos. Foi convidado em julho pela turma do Afro-Reggae, uma ONG com trabalhos culturais, a participar da gravação de um videoclipe para a emissora MTV em Vigário Geral. Adriana Martins, uma das articuladoras do grupo, conta que a integração da "cidade partida" não pára por aí. Ela informa que vão ser gravados mais dois clipes: um pela MTV, em que o Afro-Reggae vai apoiar o Geração, e outro pelo Viva Rio e o IBASE, em setembro, com a participação do jornalista Zuenir Ventura.

Resultados? A parceria tem gerado, a princípio, novas visões de mundo. Segundo Altair Martins da Silva, um dos percussionistas do Afro-Reggae, o Geração chegou para aprender e ensinar. O grupo participa das oficinas do Afro-Reggae. "Eles já viraram nossos amigos", diz Altair. Com o pessoal do Geração, não é diferente: "é mais do que uma integração; é amizade", diz Adriana Martins. Os dois grupos visitaram no final de julho as comunidades de Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, Zona Sul do Rio, para conhecer os trabalhos em andamento lá. O Afro-Reggae oferece, no colégio estadual (Ciep) das proximidades, atendimento psicológico, oficinas de dança, capoeira e teatro para os estudantes. "Nossa idéia é abrir as oficinas também para quem não estuda no Ciep", conta José Júnior, diretor da ONG. Os jovens do Geração levantaram
Gravação do videoclipe em Vigário Geral
Foto: Jaime Silva
as necessidades do local para poderem planejar ações, cada um em sua área de atuação. Cecília Mello, estudante do 1º período de Ciências Sociais, avalia a visita: "a gente viu que as comunidades estão se organizando para garantir sua cidadania". E pensa em ajudar com reforço escolar.

O Geração vai dar uma mãozinha na "campanha do metro", que pretende arrecadar o necessário para quitar a dívida da casa onde o Afro-Reggae funciona. Quem quiser colaborar, por R$ 60 pode "ser dono" de um metro quadrado da casa. São necessários 90 "sócios ideológicos", como define Júnior. "Na casa, vai haver uma placa com o nome deles", explica. Outra idéia é ajudar na arrecadação de nylon, tecidos, calças e blusas de malha para as oficinas e o acompanhamento escolar. As oficinas de canto, dança afro e percussão ministradas pelo Afro-Reggae para o Geração continuam na Uerj.

A parceria gera incentivo para trabalhos individuais. O Geração, que se reúne semanalmente no IBASE, também se articula para agir. Recomeça dia 10 deste mês o apoio escolar às crianças do morro Santa Marta, no comitê Botafogo. Todos os sábados pela manhã, seis de seus integrantes que já estão no 2º Grau dão aulas para 30 alunos de 1º Grau, esclarecendo dúvidas. Em julho, as crianças estavam de férias.


Copyright © 1996 IBASE/IEC – Permitida a reprodução dos textos desde que citada a fonte. As opiniões dos colaboradores externos não traduzem, necessariamente, a posição do IBASE.
Criação & Design: Via Web Consultoria Internet & Ana Redig.